Encontros semanais do grupo de estudos

Todos os sábados, de 9h30 às 10h30, por meio de uma sala virtual, o grupo de pesquisa "Literatura e Educação" se encontra para sua rotina de estudos de textos e ensaios, na perspectiva do materialismo histórico, que nos ajudem a pensar a interface entre os dois campos de conhecimento que recobrem os interesses coletivos de pesquisa.

Desde o início de julho, já lemos integralmente e discutimos os seguintes textos: "O direito à literatura" (Antonio Candido); "Literatura e vida social" (Ana Laura Corrêa et al.); "Literatura e Educação: uma análise marxista" (Newton Duarte e Nathália Botura de Paula); "O ensino de literatura como fantasmagoria" (Jaime Ginzburg); e iniciaremos em breve "A educação escolar e os clássicos literários: considerações a partir da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural" (Ana Carolina Galvão e Sandra Della Fonte).

Sempre o grupo está aberto à indicação dos integrantes, respeitando-se algumas regras: a) os textos são vincados pelo materialismo histórico; b) são lidos integralmente nos encontros; c) todos podem - e devem - falar nas reuniões (não há a categoria apenas "ouvinte"); d) nenhuma dúvida é irrelevante ou ridícula; e) não temos pressa - não estamos correndo contra o tempo, não temos "meta" a bater e, por isso, dedicamos a cada texto o tempo que for requerido para que esgotemos a discussão; e f) procuramos respeitar o horário de início e término.

Eventuais interessados podem se manifestar por email, escrevendo à coordenadora do grupo: dalvimariaamelia [at] gmail.com.