Leituras dialogadas em 2018 - EDITADO

O grupo de pesquisa decidiu, na reunião de fevereiro de 2018, que, no ano em curso, fará a leitura e a discussão das seguintes obras:

a) Teoria da Literatura: uma introdução (Terry Eagleton), publicada no Brasil com tradução de Waltensir Dutra pela editora Martins Fontes;

b) Educação e emancipação (Theodor Adorno), publicada no Brasil com tradução de Wolfgang Leo Maar pela editora Paz e Terra;

c) Cinco diálogos sobre o livro e a leitura (Maria Luiza Batista Bretas), publicada no Brasil com tradução de Vera Maria Tietzmann Silva pela editora Cânone Editorial e pela Fundação Biblioteca Nacional.

O calendário previsto de leituras é o seguinte:

MARÇO - "Teoria..." (Prefácio; O que é literatura?; A ascensão do inglês) - reunião desmarcada

ABRIL - "Teoria..." (Fenomenologia, hermenêutica e teoria da recepção; Estruturalismo e Semiótica) - será feita a discussão das leituras previstas para março e abril

MAIO - "Teoria..." (O pós-estruturalismo, A psicanálise)

JUNHO - "Teoria..." (Crítica política, Posfácio)

AGOSTO - "Educação..." (O que significa elaborar o passado, A filosofia e os professores, Televisão e formação)

SETEMBRO - "Educação..." (Tabus acerca do magistério, Educação após Auschwitz, Educação - para quê?)

OUTUBRO - "Educação..." (A educação contra a barbárie, Educação e emancipação)

NOVEMBRO - "Cinco diálogos..." (integral)