Pesquisas concluídas

Conheça aqui as pesquisas concluídas desde a criação do grupo Literatura e Educação.

 

 

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

Ana Cíntia Alves; Sarana Lellis. Práticas de leituras literárias em turmas de 3º e 5º anos de uma escola da rede municipal de Vitória (ES). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Rovena Teixeira Libardi. Leitura literária em um CMEI da Prefeitura de Vitória (ES). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Josineia Sousa da Silva. Dos documentos oficiais dos cursos de Letras e Pedagogia: leitura, literatura e material didático. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Anna Catharina Izoton Alves Mariano. Destrua este diário: uma tênue linha entre criatividade e adestramento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Suziane Evaristo. Leitura em documentos oficiais na educação infantil e anos iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

Camila dos Reis. Literatura de autoria feminina no livro didático. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Fernanda Evaristo. Literatura no processo de alfabetização: relato de uma experiência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Lorena Bezerra Vieira. Direito à literatura: do faz de conta ao faz acontecer. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Kelita Rasch Loureiro. Por uma literatura lúdica: modos de ação e intervenção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Aline Roncete Deorce; Júlia Deorce. Apropriações da literatura no livro didático das séries iniciais: a coleção Porta Aberta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Nádia Cecco Spinassé. O despertar para a literatura na educação infantil: teorias e métodos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Ana Paula Adão; Lúcia Oliveira; Maria do Socorro. Literatura e infâncias: uma experiência na biblioteca da Criarte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Gleisiane Leão; Thialy Deprá. A leitura em sala de aula: concepções e apropriações de professoras em um Centro Municipal de Educação Infantil em Vitória (ES). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Laís Pratti. Uma análise de atividades propostas a partir de leituras literárias na coleção didática Porta Aberta (1º ano). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Stéfany de Souza. Crinquinim, a puxada do mastro e o convento da Penha: análise das representações de identidades culturais capixabas na literatura infanto-juvenil de Reinaldo Santos Neves, Luiz Guilherme Santos Neves e Renato Pacheco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Daiani Pignaton Souza Silva. A literatura no livro didático de ensino fundamental: a coleção Para viver juntos (6º e 7º anos). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Kíssia Rochesso Giorizzatto; Raphaela Sales Pereira. A literatura na educação infantil: análises de obras e sugestões de intervenção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Amaralina Velame Felipe; Suellen Almeida Libânio. A prática da leitura literária em espaços não escolares: descobrindo o prazer do texto em uma obra social na Grande Vitória. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.
 
Alini Bertoldi;Amanda Camizão;Daiany Rosa;Emanoelle Ferreira. Literatura no processo de alfabetização: do despertar na educação infantil à prática no ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Ana Karen Costa Batista. Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente em Letras. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Tallita Braga Plaster. Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente em Pedagogia. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Josineia Sousa da Siva. Éramos Seis: relações entre livro, leitura, leitores e literatura. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Josineia Sousa da Silva. As disciplinas voltadas à formação do professor de Língua Portuguesa no Espírito Santo: abordagens de leitura, da literatura e dos materiais didáticos nas licenciaturas em Letras e Pedagogia (2454/2011 - PRPPG Ufes). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Ana Cintia Alves Machado. Ensino de literatura e leitura literária nas séries/anos iniciais: cultura, história e memória no Espírito Santo (1985 ? 2010). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Ana Cristina Alvarenga de Souza. Ensino de literatura e leitura literária no 2º Grau/Ensino Médio: cultura, história e memória no Espírito Santo (1985 ? 2010). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Daiane Francis Fernandes Ferreira. A influência cultural da literatura produzida em língua estrangeira/língua adicional na formação do leitor juvenil. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Ana Cristina Alvarenga de Souza. Educação Literária no Ensino Fundamental à luz da pesquisa-ação. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Daiani Francis Fernandes Ferreira. Ensino de literatura e leitura literária na Universidade Federal do Espírito Santo (1985 - 2010). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Espírito Santo, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Anna Catharina Izoton Alves Mariano. O gênero dramático em livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Daiane Francis. A literatura estrangeira em livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Sérgio Alves de Novais. Leitura, literatura e materiais didáticos em documentos oficiais e em relatórios de estágio da licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal do Espírito Santo. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Anna Catharina Izoton Alves Mariano. O Projeto Político-Pedagógico, a Matriz Curricular e o Ementário da licenciatura em Letras-Português na UFES: abordagens da leitura, da literatura e dos materiais didáticos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundo de Apoio à Ciência e à Tecnologia. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Sérgio Alves de Novais. Os Planos de Curso da licenciatura em Letras-Português na UFES: abordagens da leitura, da literatura e dos materiais didáticos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português-Francês) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Adriana Falqueto Lemos. O Projeto Político-Pedagógico, a Matriz Curricular e o Ementário da licenciatura em Pedagogia na UFES: abordagens da leitura, da literatura e dos materiais didáticos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Inglês) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

MESTRADO 

Ravena Brazil Vinter. (Não) leituras de obras literárias em contexto escolar: um estudo de caso a partir de versão integral e adaptações de "O Cortiço", de Aluísio Azevedo. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Rafaela Skárlaty Lócio Dantas. Infância e Drummond: uma leitura das obras infantis. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Rossanna dos Santos Santana Rubim. Leitura literária de alunos do campus São Mateus do Instituto Federal do Espírito Santo frente às tecnologias de informação e comunicação contemporâneas. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Sandrina Wandel Rei. O trabalho pedagógico com a leitura nas séries finais do ensino fundamental no município de Pinheiros. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Rosana Dias Carvalho. Práticas e representações de leitura literária no IFES/Alegre: uma história com rosto e voz. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Adriana Falqueto Lemos. Literatura, videogames e leitura: intersemiose e multidisciplinaridade. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Héber Ferreira de Souza. Apropriações do livro didático de literatura: um diálogo com professores e alunos. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Mariana Passos Ramalhete Guerra. O leitor e a literatura juvenil: um diálogo entre os prêmios literários Jabuti e FNLIJ e o Programa Nacional Biblioteca da Escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Arnon Tragino. Livros, leituras e leitores: a literatura do Espírito Santo no vestibular da Ufes. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Lorena Bezerra Vieira. Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental: documentos oficiais e discursos docentes do município de Serra (ES). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

DOUTORADO

Ronis Faria de Souza. O habitus do leitor literário: o professor de Língua Portuguesa da rede estadual do Espírito Santo. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientadora: Adelia Maria Miglievich Ribeiro. Coorientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Arlene Batista da Silva. Literatura em libras e educação literária de surdos: um estudo da coleção Educação de Surdos e de vídeos literários em libras compartilhados na internet. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

Ivana Esteves Passos de Oliveira. A literatura infantil no Espírito Santo no século XXI e o desvelar do autor-divulgador e distribuidor. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Maria Amélia Dalvi Salgueiro.

 

PROJETOS GUARDA-CHUVA

 

2015 - Atual

Literatura e Educação - entre livros, leituras e leitores (6456/2015 - PRPPG Ufes)

Descrição: Desenvolver-se-ão, neste projeto geral que abrange o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Literatura e Educação, estudos teóricos sobre livros, leitura e leitores, no bojo de inter-relações entre literatura e educação no contexto brasileiro dos séculos XX e XXI, quer essas inter-relações sejam ou não atravessadas por práticas escolares ou escolarizadas. Dados empíricos serão considerados no desenvolvimento de questões teóricas, por meio da análise de materiais bibliográficos e documentais (majoritariamente, impressos e fontes a eles relacionadas) mobilizados por leitores em suas práticas de leitura no contexto de situações de educação literária, formalizadas ou não. Complementarmente, quando pertinente, lançar-se-á mão de outros instrumentos, como questionários, entrevistas, fotografias e vídeos. Os dados produzidos serão organizados em textos verbais, quadros, tabelas e textos sincréticos (com recurso às linguagens verbal e visual) e serão analisados qualitativamente, a partir de perspectivas sócio-históricas e histórico-culturais, vincadas pelas contribuições de autores brasileiros e estrangeiros como: a) Carlo Ginzburg, Henri-Jean Martin e Lucien Febvre, Michel de Certeau, Peter Burke, Pierre Bourdieu e Roger Chartier - no que diz respeito, especificamente, às relações dos sujeitos com os livros e a leitura, no contexto de culturas do escrito; e b) Annie Rouxel, Cyana Leahy, Ligia Chiappini, Maria Amélia Dalvi, Maria do Rosário Mortatti, Marisa Lajolo e Regina Zilberman ? no que diz respeito às relações entre literatura e educação. Visa-se a sistematizar criticamente compreensões sobre a educação literária e sobre as práticas e representações de leitura de leitores empíricos, a partir da análise de materiais bibliográficos e documentais relevantes (seja por sua singularidade ou por sua representatividade), no contexto brasileiro dos séculos XX e XXI, sob o crivo de diferentes perspectivas teóricas, de matrizes sócio-históricas ou histórico-culturais.

 

2015 - Atual

Escola e(m) Drummond: Literatura, História e Educação

Descrição: O tema principal de pesquisa são relações entre a escola, o processo de escolarização formal e a produção literária poética de Carlos Drummond de Andrade, publicada no período de 1930 (Alguma poesia) a 1992 (Farewell), com especial atenção a Boitempo (publicado em três partes, nos anos de 1968, 1973, 1979). Em particular, serão consideradas como corpus privilegiado as seções ?Primeiro colégio? e ?Fria Friburgo?, da primeira parte de Boitempo, nas quais se dão a ver, na criação poética, traços históricos da comunidade cultural escola, com um espaço-tempo que lhe é peculiar, e do processo de escolarização formal do sujeito no contexto da primeira metade do século XX. O objeto de estudo são representações, figurações e delineamentos da escola e dos processos de escolarização nos poemas drummondianos em fulcro, em correlação com o todo da produção lírica em que Boitempo se insere e com a recepção crítica atinente. A perspectiva teórica privilegiada perpassa as contribuições da história cultural (tal como entendida, principalmente, por Michel de Certeau e Roger Chartier). O recorte analítico dar-se-á na leitura dos poemas que constituem o corpus, a partir principalmente de noções conceituais tais como: a) práticas e representações e comunidades de interpretação (a partir de Roger Chartier) e b) apropriações (a partir de Michel de Certeau). Interessam-nos, pois: de um lado, práticas e representações da escola e do processo de escolarização que são dadas a ver nos poemas drummondianos em questão, em diálogo com as leituras constituídas por estudiosos dos campos de História e Educação sobre a instituição escolar e o processo de escolarização no século XX brasileiro; e, de outro lado, apropriações que são feitas (ou não) dessas leituras p or estudiosos da obra de Drummond, entendidos como constituintes de comunidades de interpretação específicas (os estudos literários, recortados pelos estudos drummondianos) que ancoram as produções discursivas sobre a produção literária em foco..

 

2014 - 2015

Literatura, História e Educação: estudo das relações entre livros, leitura, leitores e literatura (5470/2014 - PRPPG Ufes)

Descrição: Estudos bibliográfico-documentais e, eventualmente, de campo, a partir de perspectivas sócio-históricas e histórico-culturais, das relações entre livros, leitura, leitores e literatura, nos séculos XX e XXI, quer atravessem ou não as práticas em educação formal. São levados em conta, no delineamento e desenvolvimento do projeto, trabalhos de autores como Alessandra El Far, Aníbal Bragança, Carlo Ginzburg, Cyana Leahy, Daniel Roche, Don MacKenzie, Henri-Jean Martin, Isabelle Olivero, Jean Yves Mollier, Lawrence Hallewell, Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves, Lucien Febvre, Márcia Abreu, Márcia Cabral da Silva, Maria Beatriz Nizza da Silva, Maria do Rosário Mortatti, Marisa Lajolo, Michel de Certeau, Norbert Elias, Paul Ricoeur, Pierre Bourdieu, Regina Zilberman, Robert Darnton, Roger Chartier, Sandra Vasconcellos, Sheila Hue, Tânia Bessone etc. Abordam-se questões como: a) O que é o livro, a leitura e a literatura em diferentes épocas e para diferentes sujeitos leitores?; b) Como e por que há uma presença desigual do livro e das práticas e representações da leitura (literária ou não) nos diferentes contextos?; c) Quem lê, quem escreve, quem publica - e para quem, como e por que lê, escreve e publica - nos diferentes contextos estudados?; d) Onde encontrar editores, escritores e leitores e como confirmar suas práticas?; e) Como, historicamente, se estudaram as relações entre livros, leitores, leituras e literatura e como podemos, no presente, dialogar com essa tradição?. Trata-se de um longo projeto, que abarca interesses de múltiplos pesquisadores, em suas atuações específicas. Objetivos: Conhecer diferentes concepções de livros, leitura e literatura em diferentes contextos sócio-históricos e histórico-culturais; Mapear diferentes práticas e representações de leitura e escrita (especialmente a literária) e diferentes apropriações dos objetos culturais relacionados à cultura letrada em diferentes comunidades culturais; Contribuir com a história dos estudos das relações entre livros, leitores e literaturas em diferentes contextos e, em especial, no contexto brasileiro..

 

2013 - 2014

Ensino de literatura e leitura literária na escola e na universidade: cultura, história e memória no Espírito Santo (1985 - 2010) (4391/2013 - PRPPG Ufes)

Descrição: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, interpretativa, bibliográfico-documental, cuja orientação teórico-metodológica é histórico-cultural. Dá seguimento a pesquisas anteriores: ?As disciplinas voltadas à formação do professor de Língua Portuguesa no Espírito Santo: abordagens de leitura, da literatura e dos materiais didáticos nas licenciaturas em Letras e Pedagogia? (2454/2011 - PRPPG Ufes), no período 2011-2012, e ?Leitura, literatura e materiais didáticos no Espírito Santo: uma história a partir de múltiplos objetos culturais escritos? (3358/2012 - PRPPG Ufes), no período 2012-2013. O objeto da pesquisa atual é o ensino de literatura e leitura literária na escola básica e na universidade, no período de 1985 (como marco simbólico da redemocratização política brasileira) a 2010, no estado do Espírito Santo e, em particular, na cidade de Vitória. Como fonte, tomam-se simultaneamente objetos culturais escritos (documentos oficiais, impressos pedagógicos, cadernos escolares etc.) e entrevistas semiestruturadas realizadas pelo grupo de pesquisa e gravadas em vídeo com professores em atividade docente no período estudado. Seu objetivo é traçar linhas de força e de fuga ? a partir de múltiplos objetos culturais escritos que circula(ra)m na escola e na universidade, bem como e a partir das memórias de professores registradas em vídeos ? que engendra(ra)m uma história da educação literária no Espírito Santo, subsidiando, com o acervo produzido, futuras pesquisas que lancem questões às zonas de opacidade imbricadas nas relações entre Cultura, Educação, História e Literatura..

 

2012 - 2013

Leitura, literatura e materiais didáticos no Espírito Santo: uma história a partir de múltiplos objetos culturais escritos (3358/2012 - PRPPG Ufes)

Descrição: Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental, cuja orientação teórico-metodológica concerne à História Cultural, tal como a entende Roger Chartier. Seu objetivo é mapear ? sem nenhuma preocupação em construir uma história linear e cronologicamente organizada ?, a partir de múltiplos objetos culturais escritos que circula(ra)m na escola e fora dela nos séculos XIX, XX e XXI (folhetos, livros de leitura, livros didáticos, obras literárias, cadernos, cartilhas, documentos oficiais etc.), práticas, representações e apropriações da leitura literária e da literatura no Espírito Santo, especialmente aquelas viabilizadas e/ou contrafeitas por materiais didáticos ? quer estes tenham sido produzidos explicitamente para este fim, quer não. O primeiro momento da pesquisa compreende uma revisão bibliográfica em torno dos temas leitura, literatura e materiais didáticos em geral, e, mais especificamente, em torno dos temas leitura, literatura e materiais didáticos no estado do Espírito Santo. O segundo momento compreende uma formação em História Cultural, a partir da (re)leitura dos artigos e livros de Roger Chartier; em paralelo, proceder-se-á o contato com outras pesquisas que também tomaram este referencial teórico-metodológico. O terceiro momento da pesquisa destina-se ao levantamento/produção e seleção de fontes para a pesquisa, a partir da consideração de múltiplos objetos culturais escritos. O quarto momento da pesquisa volta-se à leitura/interpelação das fontes e à produção de sistematizações, em diálogo com a revisão bibliográfica e a formação em História Cultural (e, particularmente, na obra de Roger Chartier) empreendidas nos módulos precedentes.

 

2011 - 2013

As disciplinas voltadas à formação do professor de Língua Portuguesa no Espírito Santo: abordagens de leitura, da literatura e dos materiais didáticos nas licenciaturas em Letras e Pedagogia (2454/2011 - PRPPG Ufes)

Descrição: O presente projeto toma parte na pesquisa interinstitucional (UERN, UFES, UFMA, UFU, UNEMAT, UNIFAL e USP) intitulada Disciplinas da licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa: saberes e práticas na formação docente. Tem como objeto práticas, representações e saberes mobilizados no âmbito da Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, especialmente no que concerne à leitura, à literatura e aos materiais didáticos. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfico-documental, cuja abordagem teórico-metodológica é histórico-cultural (Chartier, 1988, 2002a, 2002b, 2003). A produção e a análise de dados supõem a consideração de fontes documentais escritas (projetos político-pedagógicos, matrizes curriculares, ementários, planos de curso e relatórios de estágio) atinentes aos cursos de licenciatura em Letras-Português e em Pedagogia levados a turno pela Universidade Federal do Espírito Santo. Visa, portanto, a: a) investigar representações sobre o que seja a "adequada" formação inicial do professor de Língua Portuguesa, especialmente em relação à leitura, à literatura e aos materiais didáticos; e b) propor discussões sobre a existência ou não de um objeto específico que caracterize o campo do qual se encarregariam as disciplinas diretamente relacionadas à Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, no âmbito dos cursos de formação de professores de língua materna. 

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